Prefeito apresenta projeto de reforma e revitalização da Feira de Arte e Artesanato
O Boulevard Anna Hermelinda Baltieri Azzine é uma justa homenagem da Prefeitura de São Pedro à memória de uma das precursoras do bordado no município, assim como a transferência, em 2008, da Feira de Arte e Artesanato São Pedro (FAASP) para o local.
Na tarde da última quinta-feira, 21, na Secretaria de Turismo, a Prefeitura de São Pedro promoveu uma importante reunião que deve representar um novo divisor de águas na história da tradicional feira, um dos cartões postais da cidade, que no ano que vem completa cinco décadas de existência.
Na ocasião, o prefeito de São Pedro, Thiago Silva, reuniu-se com os cerca de 30 artesãos e comerciantes da feira para apresentar o projeto de reforma e revitalização do Boulevard Anna Hermelinda Baltieri Azzine. Entre as principais novidades e benefícios, a instalação de uma telha metálica que protegerá o espaço de qualquer tipo de vazamento de água e garantirá uma melhor estética à cobertura do espaço.
O objetivo do projeto também é o de dobrar o espaço dos sanitários, de 67,7 metros quadrados para 113,6 metros quadrados, garantindo um melhor atendimento à demanda de turistas, principalmente, em datas de grandes eventos. Nivelamento das rampas de transição de piso, manutenção geral da parte elétrica, com instalação de tomadas e novas luminárias, pintura de toda a estrutura metálica também constam entre as benfeitorias do projeto, cuja execução está prevista para ser realizada em 2025, com recursos financeiros da Prefeitura de São Pedro e do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), órgão da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
Durante a apresentação do projeto, o prefeito solicitou opiniões e sugestões dos comerciantes e artesãos que, de maneira geral, mostraram-se satisfeitos com as melhorias no espaço.
TURISMO - Segundo a presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Juliana Saia, cerca de 50% dos visitantes da feira de artesanato são turistas. Presente e participativa durante a reunião, ela celebrou a iniciativa da Prefeitura de reestruturar e revitalizar um espaço tão importante para o município. “A execução desse projeto não será boa somente para os artesãos, mas para os turistas. A Feira de Artesanato, atualmente, é o segundo ponto mais visitado pelo turista em São Pedro, atrás, somente, da Serra de Itaqueri. Daí a importância desta ação para o nosso Turismo, que vive a melhor fase dos últimos 20 anos. Nossa cidade vem se organizando e hoje temos plenas condições de oferecer aos turistas o que São Pedro tem de melhor”, destacou.
A artesã Magali Aparecida Miranda externou sua satisfação não só com a reunião, mas também com a forma com a qual o prefeito conduziu a apresentação do projeto, segundo ela, de forma democrática e atento a todas as opiniões e sugestões dos beneficiados. “Esse tipo de iniciativa é excelente para o turismo, mas também é importante para que os nossos artesãos se sintam mais valorizados e prestigiados. E isso é bom para a divulgação da nossa cultura são-pedrense”, disse a artesã, do Atelier Magah, há oito anos na Feira de Arte e Artesanato.
Localizada no Boulevard Anna Hermelinda Baltieri Azzine, no centro da cidade, a Feira de Arte e Artesanato São Pedro funciona aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Lá são comercializados uma série de produtos artesanais, como bijuterias, velas, sabonetes, decorados, bordados, crochês, artigos em madeira, bolsas customizadas, panos de pratos, tapetes, quadros, entre outros. O espaço também conta com praça de alimentação, com barraca de pasteis, de caldo de cana, sorvetes e sobremesas, produtos à base de mel, entre outras opções.
A reforma e revitalização do boulevard também beneficiará diretamente os produtores de São Pedro, que comercializam seus produtos no espaço às quartas-feiras, das 6 às 12 h. Lá, semanalmente, os clientes podem encontrar legumes, verduras, ovos, queijos, massas frescas, flores e muitos outros itens orgânicos, produzidos em São Pedro.